UFU abre inscrições para ações de arte e cultura negras

Programa prevê a ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché.
Assessoria Dicult
26/04/2018 - 14:30 - atualizado em 20/09/2018 - 14:30
Arte mostra o nome do programa Ocupação e traz informações sobre o mesmo, como o período de realização da ação, que será de 30 de agosto a 31 de dezembro de 2018, e também a data limite para submissão de propostas, que é dia 7 de junho de 2018.

A Universidade Federal de Uberlândia possui um equipamento cultural multiuso localizado no Bairro Roosevelt, em Uberlândia. Precisamente situado no número 4187 da Avenida Cesário Crosara. O nome desse espaço é Casa de Cultura Graça do Aché, em homenagem à Maria da Graça Oliveira.

Nascida e crescida no tradicional bairro Patrimônio, Graça marcou de maneira singular a comunidade uberlandense por sua atuação forte e determinada nas questões sociais, políticas e culturais de sua gente, “de seu povo”, como ela dizia, em busca do fortalecimento e maior representatividade da população negra.

Graça tornou-se do Aché, em razão do Bloco Aché – grupo carnavalesco, idealizado e fundado por ela em 1988 com o intuito de comemorar o centenário da Abolição da Escravatura. O Bloco Aché trouxe para o Carnaval de rua de Uberlândia uma proposta nova, uma estética arrojada, moderna, com influência tipicamente africana. Graça partiu aos 50 anos, uma perda inestimável para o debate sobre os movimentos populares e, principalmente, para a militância da população negra. Contudo, seu nome está imortalizado na sua obra e neste Centro de Referência para que seja espaço de apoio, promoção, valorização e atenda às demandas da juventude negra desta cidade.

Espaço este que será ocupado através do Programa de Ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché, um edital de fomento à ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento e a difusão da Cultura Negra. Projetos podem ser propostos por docentes, técnicos e estudantes da UFU no Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região.

A construção do edital deu-se a partir da necessidade de fomentar ações naquele espaço, que tem por finalidade atuar como um instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças raciais e na promoção da história afro-brasileira.

Inscrições

As propostas contempladas por este edital deverão ser realizadas de 30/08/2018 à 31/12/2018 e as inscrições são de 08/05/2018 à 07/06/2018 e inscritas através de formulário específico, disponível como anexo ao Edital, e enviada para o e-mail ocupacaogracadoache@proex.ufu.br.

Para efetivação do apoio institucional no ano de 2018 serão destinados recursos até o valor total de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). E as propostas poderão ser inscritas com ações até R$ 6.000,00 (seis mil reais), em uma das seguintes categorias:

Categoria I - Formação (cursos, oficinas, seminários, encontros, palestras, debates e atividades correlatas);

Categoria II - Pesquisa e Memória (estudos, levantamentos, documentação, registro, publicação e outros formatos relacionados);

Categoria III - Difusão (exposições, saraus, lançamentos de publicações, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros).

Os projetos terão suas atividades realizadas nos moldes administrativos previstos pela UFU, com atenção especial para os aspectos jurídicos neles implicados. Ao final de cada ação apoiada, a coordenação responsável deverá apresentar um relatório que comprove sua efetiva realização.

Programa de Ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché

Link do Edital: http://www.editais.ufu.br/node/4202