Estão abertas as inscrições para oficinas de Teatro do Oprimido

As oficinas serão realizadas aos sábados, dos dias 24 de Agosto a 02 de Novembro, das 9h às 11h da manhã, em local a combinar.
Assessoria Dicult
21/08/2018 - 14:22 - atualizado em 21/08/2018 - 14:22

Grupo de Teatro do Oprimido - Psicologia UFU apresenta oficinas de Teatro do Oprimido no Campus Umuarama que serão realizadas nesse segundo semestre de 2018 no intuito de tanto promover uma ação artística e cultural, como também mobilizar as forças artísticas e criativas da comunidade acadêmica deste campus, bem como de estender tais benefícios para a comunidade externa à Universidade.

O Teatro do Oprimido (TO) é um método estético, político e pedagógico sistematizado pelo dramaturgo Augusto Boal, que propõe pensar as artes cênicas como um meio ativo pelo qual as pessoas são estimuladas a pensarem em si mesmas, assim como na relação com os outros e com o mundo em que vivem.

As oficinas serão compostas por exercícios promotores do conhecimento do corpo e de suas potencialidades expressivas através da auto-observação de seus tônus, gestos, postura, movimento, olhar e voz; exercícios de respiração; exercícios de narração e de escuta; introdução teórico-prática ao teatro do Oprimido; realização de jogos de Teatro Imagem, do Arco- íris do desejo e do Teatro Fórum (técnicas sistematizadas por Augusto Boal); e introdução aos princípios de uma criação colaborativa. O resultado cênico dessa vivência, será partilhado publicamente através de duas Mostras Cênicas: uma no interior da Universidade e outra numa escola pública de Uberlândia.

A iniciativa surgiu do interesse demonstrado por alguns estudantes do curso de Psicologia da UFU em participar de atividades de teatro e outras práticas lúdicas capazes de promover o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e comunicativas, melhorando aspectos de sua qualidade de vida relacionados a seu bem-estar físico e mental. Em 2017, Izis Mueller, artista convidada, desenvolveu oficinas de sensibilização em Teatro do Oprimido junto aos discentes do curso de Psicologia da UFU. Após ter boa receptividade, sentiu o interesse, por parte dos estudantes, da existência de uma dinâmica mais aprofundada nas práticas teatrais.

O projeto possui uma carga horária total de 18h de atividades práticas de teatro, distribuídas em 7 encontros de criação e 2 mostras cênicas. Serão oferecidas 24 vagas destinadas a quem tenha interesse em participar desta vivência de criação, a inscrição pode ser feita através do preenchimento do formulário online. As mostras cênicas serão realizadas entre os dias 01 e 08 de Novembro.

O projeto, tem em sua equipe de realizadores, os seguintes estudantes do curso de Psicologia:

• Luiz Otávio do Prado – Proponente e coordenador;
  • Izis Guimarães Mueller - Oficineira e diretora artística;
  • Ana Júlia Oliveira Lima - Assessora de comunicação;
  • Guilherme Dantas Ferreira – Web designer, fotógrafo e video maker.