Empresas Juniores da UFU participam da Semana Lixo Zero

Semana tem diversos eventos que promovem a discussão e conscientização quanto ao lixo produzido tanto individualmente quanto em sociedade
Por Juliana Tobias, Bolsista de Comunicação, ObEXC
17/10/2018 - 16:46 - atualizado em 17/10/2018 - 16:49
Foto mostra cidade de uberlandia ao fundo, com casas e predios e o céu com nuves. À frente da foto tem o cartaz da Semana Lixo Zero.

As empresas juniores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MinasBio, QuímEJ e Sustenta estão participando da organização da Semana Lixo Zero de Uberlândia, uma semana dedicada à discussão e reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Em 2018 a Semana Lixo Zero acontecerá sincronicamente em mais de 60 cidades no território nacional, com meta de chegar a 3 mil eventos promovidos e 12 mil voluntários envolvidos. 

"Esse evento é muito importante porque traz à tona um conceito que está se tornando cada vez mais conhecido, o Lixo Zero, além de tratarmos de um assunto muitas vezes negligenciado, que é a produção de lixo. Podemos tirar muitos recursos do lixo, podemos evitar a produção de lixo repensando nossos hábitos e assim economizar recursos, tanto financeiros quanto naturais. Além disso, as pessoas precisam ficar mais atentas ao lixo que produzem e se preocuparem para onde eles está indo, pois geralmente ninguém pensa nisso. Nós acabamos nos acomodando com a praticidade, mas isso vem prejudicando e muito nosso planeta, e isso tem que mudar a partir da conscientização das pessoas.", comenta Verônica Lacerda, Diretora Presidente da empresa júnior QuimEJ.

Pela primeira vez em Uberlândia, a Semana Lixo Zero conta com mais de 20 atividades gratuitas (mediante inscrição prévia) como palestras, oficinas, visitas guiadas, ações de limpeza e muito mais, tudo pode ser acompanhado pelo mapa online disponibilizado pelo evento. A semana tem o intuito de promover ensinos sobre consciência de consumo, sustentabilidade, gestão de resíduos, reciclagem, desenvolvimento regenerativo e também em como contribuir na prática para uma cidade mais ecoeficiente.

Para mais informações, acesse o evento no Facebook.