UFU PARTICIPA DE EVENTO SOBRE ECONOMIA DA CULTURA

17/06/2019 - 16:33 - atualizado em 22/08/2019 - 11:26

_4ª edição do Seminário acontece em Uberlândia entre os dias 17 e 19 de junho_

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 4º Seminário de Economia da Cultura que acontecerá, em junho, em Uberlândia e Ouro Fino. O evento reunirá profissionais, empreendedores, representantes do governo, estudantes, artistas e pessoas envolvidas com a arte e a cultura em uma programação diversificada com debates, palestras, aulas-shows e apresentações artísticas.

Em Uberlândia o encontro acontece entre 17 e 19 de junho e o tema escolhido desta edição é “O futuro, o emprego e a cultura”. Segundo Rubem dos Reis, produtor cultural e idealizador do evento, a proposta é debater o papel da cultura num momento em que o emprego da forma como conhecemos está ameaçado de extinção pela mudança na natureza do trabalho, pela implantação de novas tecnologias, de novas fontes de energias e mudança na forma de ocupação do solo.

Para Reis, o encontro busca levantar as reflexões como: de que maneira a cultura poderá ajudar a absorver os impactos destas mudanças drásticas que ameaçam o emprego? Como a cultura pode contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e eficiente? Qual o papel da cultura na geração de ocupação e de renda? Como estabelecer métricas que viabilizem medir a efetividade da cultura?

Já estão confirmados para o Seminário o produtor musical, compositor, cantor e poeta, Makely Ka, a futurista, Rosa Alegria, que conduzirá a palestra: “O futuro em tempos de complexidade e transformação digital e o papel da arte e da cultura na geração de ocupação e renda”; o superintendente de interiorização e ação cultural da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, Felipe Rodrigues Amado, atualizará os participantes sobre a nova lei de incentivo, a cultura e a geração de ocupação e renda; além disso, haverá participações de artistas, professores universitários, produtores culturais entre outros profissionais que abordarão assuntos pertinente ao tema central do Seminário.

O Diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU, prof. Alexandre Molina, participa do evento no painel Observatório da Economia da Cultura e Criativa de Uberlândia, ao lado de Rubem dos Reis e Júlio Cesar Almeida, diretor do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia. “A cultura gera emprego e renda, potencializando a dinâmica econômica do seu contexto, além de ampliar as possibilidades de acesso aos bens culturais e meios de produção cultural. Debater esse tema é fundamental, especialmente no momento atual onde a cultura e as artes são ameaçadas por uma política cultural frágil e precária na perspectiva da institucionalidade,” aponta Molina.

Alexandre ressalta que as universidades têm um papel central no processo de formação, pesquisa e de produção nos mais diversos segmentos da cultura: “São equipamentos culturais, corpos artísticos e programas de fomento e difusão cultural que acontecem no contexto das Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, e essa rede precisa ser reconhecida e fortalecida pelo governo e sociedade civil,” completa o Diretor.

SERVIÇO:  IV Seminário de Economia da Cultura

Data e Local: 17 a 20 de junho - Grupontapé de Teatro, Conservatório Estadual de Música e SESC-Uberlândia

Inscrições (gratuitas) e programação: