A I Mostra de Cinema, Literatura e Identidade Cultural Negra

28/08/2019 - 16:57 - atualizado em 09/09/2019 - 09:57

A I Mostra de Cinema, Literatura e Identidade Cultural Negra

O projeto "I Mostra de Cinema, Literatura e Identidade Cultural Negra" é uma iniciativa cultural contemplada pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC-Estudantil), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult). A Mostra Cultural se dará entre os dias 04 a 06 de setembro, nos espaços da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Museu Universitário de Arte (MUnA).

Proposta e coordenada pela estudante de Relações Internacionais da UFU, Ana Lívia Costa, a ação promove o reconhecimento, a visibilidade e a promoção da cultura negra, em especial nas áreas audiovisuais, de poesia e de música.

Além disso, o projeto irá ofertar cine-debates, oficinas de slam, rimas, danças urbanas, rodas de conversa, intervenções e uma mostra musical com apoio de artistas e comunidades locais.

No primeiro dia de evento, ocorrerão duas oficinas, ambas no Campus Santa Mônica, voltadas para o Slam - gênero de poesia falada com temáticas pontuadas em fatores identitários - e para Danças Urbanas, sendo intermediadas pelas artistas, Gabriela Almeida Luz e Michele Borges de Oliveira. Em seguida, será ofertada uma mesa de abertura, com o tema “(R)existindo: onde estão os negros no cinema e na fotografia?” a partir da exibição do Curta-Metragem, “KBELA”, e da intervenção, “Era Uma Vez Um Rei Negro”, de Alessandro Cardoso. A mesa será composta pelo doutorando na área de Cinema Negro, João Gabriel Nganga, pela integrante do Coletivo Moviola - Mídia Livre, Larissa Dardania e pelo criador da página Cultura Preta, João Pedro Nicomedes.

No segundo dia, haverá exibição de curta-metragens no Campus Santa Mônica, seguido por oficinas de Break Dance e Rimas. Elas serão intermediadas por Jemerson Carlos da Silva - coordenador da produtora cultural “Udi Crew” - e por VAINE, um dos principais artistas que compõem a cena cultural uberlandense. Em sequência, será ofertada uma mesa redonda sobre “Rap e Formação Identitária” com a presença da profª Dra. Cintia Camargo Vianna, integrante de um dos grupos fundadores do rap uberlandense “Original C”, Andréia Felix e do músico VAINE.

No terceiro e último dia haverá uma mostra musical, o chamado “Baile Black”, com o apoio e participação de artistas locais no espaço Vertical Escalada, visando a divulgação de danças e músicas negras, além da integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa e trocas de experiências.

Informações gerais do projeto:

04/09:

16h: Oficina de Slam e Oficina de Danças Urbanas no Campus Santa Mônica

19h: Mesa de Abertura com exibição de curta-metragem e Intervenção Artística no anfiteatro do MUnA .

05/09:

10h: exibição de curta-metragens no Campus Santa Mônica

15h: Oficina de Break-Dance no Campus Santa Mônica

16h: Oficina de Rimas no Campus Santa Mônica

19h: Mesa de Debate: Rap e Formação Identitária no anfiteatro do MUnA (Museu Universitário de Arte)

06/09:

“Baile Black” no espaço Vertical Escalada (Rua Rafael de Lourenço, 45, Santa Maria)

Como participar da ação

Para participar da ação, o público pode se inscrever nos links divulgados nas páginas do evento no Instagram e no Facebook:@mostraculturalnegra e https://www.facebook.com/mostraculturalnegra/