UFU AVANÇA NA FORMULAÇÃO DE SEU PLANO DE CULTURA

Documento conta com participação da comunidade em sua elaboração
Diretoria de Cultura - DICULT
18/03/2021 - 11:50 - atualizado em 10/09/2021 - 14:47
UFU AVANÇA NA FORMULAÇÃO DE SEU PLANO DE CULTURA

A partir da revisão da Resolução que estabelece sua Política de Cultura, a Universidade Federal de Uberlândia dá mais um passo no caminho da institucionalização de seus processos de gestão cultural. “O Plano de Cultura é um instrumento de gestão que deverá indicar as prioridades da UFU para o campo cultural nos próximos anos”, afirma o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, professor Hélder Eterno Silveira. “O documento estabelecerá metas e ações em cultura para um período de seis anos, indicando ainda aquelas que devem estar previstas no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE-UFU), otimizadas em ciclos de curto, médio e longo prazo para sua consecução”, completa o Pró-reitor.

O processo de elaboração do Plano de Cultura da UFU está sob a responsabilidade da Proexc, através de sua Diretoria de Cultura (Dicult), e conta com o trabalho dos e das integrantes do Fórum de Cultura da Universidade, instância prevista na Política de Cultura e que conta com a participação de estudantes, docentes, técnicas e técnicos das Comissões de Cultura dos sete campi UFU e também indicados pelo Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex), além do Sistema de Museus da UFU, Sistema de Bibliotecas e representantes dos órgãos de gestão da cultura das cidades onde a UFU possui sede (Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia). O início dos trabalhos do Fórum de Cultura da UFU, após sua institucionalização, se deu no dia 25 de novembro de 2019, em reunião presencial na Reitoria da UFU, mas, em função da pandemia do Covid-19, os trabalhos tiveram continuidade de forma remota.

O Diretor de Cultura da UFU, professor Alexandre Molina, explica que “a elaboração de planos de cultura e de políticas culturais para as universidades e institutos federais tem sido estimulada há cinco anos pelo Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior, o FORCULT.” Apesar de a UFU contar com uma política de cultura institucionalizada desde 2010, “a participação efetiva da Universidade junto ao FORCULT tem contribuído de forma substancial, tanto para o processo de revisão da Polícia da UFU, como também para a elaboração do Plano de Cultura, consolidando ações estruturantes para o setor”, explica Molina.

Na reunião ordinária do Fórum de Cultura da UFU, realizada no dia 15 de março deste ano, ficou definida a metodologia de trabalho e o cronograma para a elaboração do documento. Após concluir as etapas de estudo sobre os diferentes conceitos de cultura, sobre planos de cultura – inclusive daqueles já existente em outras universidades – e de conhecer o contexto cultural da UFU, o Fórum de Cultura apresentará em reunião pública prevista para julho de 2021, uma primeira versão do documento, indicando as linhas de ação e as áreas temáticas a serem contempladas no Plano. Em seguida, após as indicações da comunidade, o Fórum avançará para a formulação das diretrizes, metas e ações para o período de seis anos. A previsão é que o documento esteja finalizado até o início de dezembro deste ano.

Agentes culturais da comunidade UFU (docentes, estudantes, técnicas e técnicos em educação) podem participar das Comissões de Cultura de cada um dos campi UFU e, por consequência, do Fórum de Cultura da Universidade. Havendo interesse, a manifestação deve ser direcionada à Proexc/Dicult pela direção da unidade acadêmica ou administrativa de vínculo, por meio de ofício encaminhado via SEI (Sistema Eletrônico de Informação).

O Quê? Elaboração do Plano de Cultura da UFU

QUANDO? De março a dezembro de 2021