Programa Diário de Ideias lança Kit na Biblioteca Municipal de Uberlândia

A iniciativa visa proporcionar uma experiência criativa no processo de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura.
Por Divulgação da Extensão
13/02/2023 - 16:38 - atualizado em 13/02/2023 - 16:43
A imagem é composta por um fundo amarelo, que possui, de cima a baixo, os escritos “Galeria” e “Lançamento do Kit Diário de Ideias”. Abaixo desses estão os logos da UFU, Proexc e Rede de Extensão, e ao lado uma foto tirada durante o lançamento. Na base, há um compilado de outras fotografias tiradas durante o evento, posicionadas lado a lado.

No dia nove de fevereiro, aconteceu, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal do Centro Municipal de Cultura, o evento de lançamento do Kit Diário de Ideias, que contou com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), do Instituto Alair Martins (IAMAR), da Eseba/UFU e da Proexc/UFU.  

De acordo com a coordenadora do Programa Diário de Ideias, Luciana Muniz, o kit é uma experiência a ser vivida pelas crianças, professores, estudantes e familiares num percurso da criatividade com o processo de aprender a ler e a escrever.  

O kit, que conta com itens como jogos, um livro, papéis de cartas e cartões postais, foi criado a partir da necessidade de fazer crescer, na criança, a necessidade de ler, de praticar a escrita autoral e de se comunicar. O próprio livro, chamado Diário de Ideias Mirabolantes, traz uma história de crianças curiosas, investigativas e que são capazes de transformar o mundo por meio das suas ideias. 

 Assim, o kit promove uma educação mais humanizadora e voltada a fazer a criança acreditar no poder das ideias, incentivando, ainda, o conhecimento sobre si, os familiares e as outras crianças. O kit contribui, também, para a formação de professores que estejam em busca de exercer ações inovadoras e criativas em educação, contribuindo imensamente com a evolução do ensino básico e superior. 

Acompanhe um pouco de como foi o evento na galeria abaixo! 

Texto: Nasser Pena e Laura Pereira / Dipex

Foto: Milton Santos/Dirco