Formação em Ituiutaba/MG, veja como foi!

Atividade ocorrida em 24 de fevereiro de 2024
Cecampe Sudeste
27/02/2024 - 20:31 - atualizado em 19/03/2024 - 14:16

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, iniciou a realização de formação em modalidade presencial no dia 24 de fevereiro de 2024, no Campus Pontal, no município de Ituiutaba.

A ação formativa, que contou com a participação de profissionais também de municípios vizinhos de Ituiutaba, foi exitosa e inovadora!

O encontro teve uma mesa de abertura, em que estiveram presentes as gestoras educacionais das redes públicas da cidade e da região, demonstrando seriedade, compromisso e parceria com o Cecampe Sudeste UFU. Além da Superintendente Regional de Ensino de Ituiutaba e da Secretária Municipal de Educação de Ituiutaba, participaram as Secretárias Municipais de Educação de Cachoeira Dourada, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Capinópolis.

Na sequência, ainda no período da manhã, foi realizada uma potente e diversa mesa dialogada, que, de maneira leve e interativa, introduziu os assuntos com o apoio do embasamento da literatura e da legislação pertinentes.

Já no período da tarde, foram separadas turmas de cursistas iniciantes (para profissionais que ainda não haviam participado de ações formativas do Cecampe Sudeste UFU) e avançados (para quem já havia participado de ações formativas do Ceampe Sudeste UFU, em sua primeira edição).

A divulgação do curso foi ampla, via secretarias de educação e superintendência de ensino, pelo e-mail oficial de cada escola, além de terem sido publicados comunicados nas redes institucionais do FNDE, do Cecampe Sudeste e da UFU. Foi veiculada até mesmo por meio de cobertura jornalística na imprensa local. Antes do evento, também foi realizada transmissão ao vivo, pelo perfil do Cecampe Sudeste UFU, do programa "Dedo de Prosa", em que houve oportunidade de compartilhar, de maneira leve e descontraída, as expectativas sobre a formação.

Além dos passos de adesão, execução e prestação de contas, o curso “Caminhos compartilhantes com PDDE” convidou a pensar quais são as pessoas atendidas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola, de que forma a utilização dos recursos pode impactar a vida de cada comunidade e como promover ações que reverberem para além do relatório de execução orçamentária. A ideia foi a de compartilhar os conhecimentos sem negar ou minimizar a cultura de cada escola e/ou comunidade escolar que alcançamos. Assim, essa ação formativa buscou viabilizar a ampliação e o aprofundamento de questões centrais relativas ao PDDE e, sobretudo, contribuir com o desenvolvimento e o sucesso das propostas e projetos subsidiados pelo Programa. Tudo isso, de maneira dinâmica, com o apoio de recursos lúdicos, como jogos, e permitindo aos/às participantes irem delineando, durante a realização do curso, os temas em que gostaria de se aprofundar mais.

Outro ponto que merece destaque é que a equipe do Núcleo de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico, responsável pelas ações de curadoria, o “Cecampe  Sudeste Atende”, esteve in loco, durante a formação à disposição para, em momentos estratégicos, tirar dúvidas, individualmente, do/as gestores/as e técnicos e interessados que necessitassem de suporte específico quanto a temática de Adesão, Execução e Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias