PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE EXTENSÃO 

 

AFIN - AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR.

Programa de extensão institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), de oferta contínua nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Tem a finalidade de atender os estudantes e/ou os egressos da educação básica da rede pública,

O AFIN visa promover espaço formativo para os discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), regularmente matriculados em cursos de graduação e preferencialmente de Licenciatura aprimorando sua formação profissional, através da participação como docente no Programa; Disponibiliza à comunidade programa de apoio aos estudantes concluintes do 3º ano, e/ou egressos do Ensino Médio, da Rede Pública ou bolsistas integrais da rede particular, para o ingresso no ensino superior público, por meio de ações formativas integradas; além de contribuir para promoção de ações que levem à relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

O Programa AFIN orienta-se pelos princípios norteadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como principal forma de ingresso no Ensino Superior. Os princípios norteadores poderão ser readequados conforme alteração da natureza do ENEM e sua condição de principal meio de ingresso no Ensino Superior.

Coordenador(a): SIRLEI APARECIDA MARTINS FERREIRA

Contato: acoesformativasintegradas@gmail.com

 

---

 

CUIDADO INTEGRAL DOS ANIMAIS

        

O Programa de extensão institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), tem a finalidade de estimular docentes, discentes e técnico-administrativos a se envolverem em ações acadêmicas na modalidade de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa, voltadas à promoção da qualidade de vida de animais domésticos, abandonados e vítimas de maus tratos de forma contínua nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e outros espaços sociais. As relações sociais estabelecidas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, não são diferentes das relações observadas na comunidade externa. Vivemos em uma sociedade que a divergência de interesses é grande, e que há marginalizações de comunidades que estão fora das políticas públicas, mas não por isso devem ser esquecidas por alguns segmentos dessa mesma sociedade. Dentre essas comunidades marginalizadas encontram-se os animais domésticos, principalmente cães e gatos, não nos cabe definir qual deve ser melhor atendida, e sim garantir a todas o respeito necessário.

São princípios da ação extensionista de cuidado dos animais na Universidade:
I - todo animal tem direito ao respeito e à vida;
II - todo animal tem direito à consideração, à cura e à proteção de homens e de mulheres;
III - nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis;
IV - situações que exijam o sacrifício de um animal, deverão ocorrer em último caso, ser instantânea, sem dor ou angústia;
V - animais mortos tem direito ao respeito e, seu cadáver, destino adequado; e
VI - a privação da liberdade, ainda que para fins educativos do animal, é contrária à proposição deste Programa.

Como diretrizes gerais, a comunidade deve ser constantemente informada da necessidade de:
I - respeito à vida dos animais nos campi da Universidade e em todos os outros espaços sociais;
II - preservação dos locais destinados aos animais e ao seu bem estar;
III - zelo pelo convívio harmonioso e pacífico entre comunidade acadêmica e externa e os animais nos campi e em todos os outros espaços sociais;
IV - acompanhamento dos animais cadastrados nos campi, a fim de lhes garantir apadrinhamento afetivo, bem como saúde e alimentação dignas; e
V - formação da comunidade externa para prevenir os maus-tratos e o abandono dos animais.

A comissão PET CARE é instituída pela Portaria PROEXC 33 de 2 de outubro de 2019 é formada por: Milla Alves Baffi (presidente), Adriane Andrade Silva, Ana Maria Bonetti, Katia Gomes Facure, Sandra Helena Moreira Santiago e seus respectivos suplentes. Criado por meio da resolução 06/2019 (http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSEX-2019-6.pdf).

Presidente: MILLA ALVES BAFFI

Contato: petcareufu@gmail.com   /   milla.baffi@ufu.br

---

 

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

Programa Institucional de Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional da Educação Básica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), de oferta contínua para docentes e discentes da Universidade Federal de Uberlândia, bem como para outras escolas da rede pública em específico. Tem a finalidade de efetivar formação de professores(as) com ênfase em ações pedagógicas inovadoras para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes e demais profissionais da Educação Básica.Sendo assim, destacamos uma das ações entituladas Programa Diário de Ideias.

O Diário de ideias, abrange ações como:

- formação de professores(as) como espaço-tempo autoral e protagonista para os(as) participantes, com trocas de ideias, em prol de uma educação mais humana e com efetiva aprendizagem da leitura e da escrita. Com ênfase em uma metodologia que garanta a expressão própria pelos estudantes, professores(as) e familiares, de como experienciam o mundo, resguardando a utilização de diferentes linguagens, trazendo a leitura e a escrita como processos de comunicação, criação, expressão própria. Em um processo de ensino e aprendizagem que resguarde a participação efetiva do estudante na sociedade;

- sustentabilidade com o trabalho “transformando lixo em brinquedo” com ênfase nas possibilidades de cuidar do meio ambiente, reutilizando, reciclando, refletindo, reduzindo, diferentes materiais que seriam descartados no lixo. Trocas de brinquedos produzidos pelos estudantes da Educação Básica, com estudantes de outras escolas.

- musicalização das ideias dos estudantes e professores(as) – com ênfase em compreender as ideias registradas pelos estudantes e professores(as) nos diários e transformá-las em música, para que possa chegar a tantas outras pessoas, por meio de diferentes linguagens.

- transcender espaços/territórios – com ênfase em ações de troca de ideias, de saberes, conhecimentos entre diferentes escolas em todo o Brasil e também no mundo. A escola como sociedade – se constituindo como uma comunidade educativa. Trazendo a família para o processo de ensinar e aprender e todos e todas juntos em uma comunidade educativa. Pensar os espaços escolares, o que comunicam para os estudantes e como podem ser pensados conjuntamente com os aprendizes.

- pesquisas que envolvem compreender o que os estudantes registram em seus diários, tipos de linguagem utilizadas, a importância deste recurso para a aprendizagem e desenvolvimento, com ênfase na criatividade, subjetividade e desenvolvimento. Assim como pesquisas, que objetivam compreender a autoria e o protagonismo de professores(as) que vivenciam a formação com o Diário de ideias.

Coordenador: LUCIANA SOARES MUNIZ

Contatoluciana.muniz@ufu.br 

 

----

JOVENS PROGRAMADORES

Programa de extensão com a participação aberta a docentes, discentes e técnicos lotados em quaisquer das Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino de todos os campi da UFU.

Este programa tem como objetivo estimular e desenvolver o comprometimento com o estudo, o raciocínio lógico e matemático, o entendimento dos conceitos de causa e consequência, o encadeamento de ideias e o conhecimento tecnológico dos jovens do ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio através de cursos gratuitos de programação de computadores e de robótica móvel aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino básico do Município de Monte Carmelo, buscando desenvolver conhecimentos técnicos e o raciocínio dos jovens.

Os alunos do ensino básico e da graduação serão incentivados a participar de competições nacionais de informática e robótica, para vivenciarem um ambiente de programação avançada, de resoluções de problemas e troca de experiências.

Coordenador(a): MURILLO GUIMARÃES CARNEIRO

Contato: mgcarneiro@ufu.br

 

---

 

PEIC - PROGRAMA DE EXTENSÃO INTEGRAÇÃO UFU/COMUNIDADE

É um programa de oferta contínua para atendimento da comunidade UFU, cuja orientação está subsidiada pelos princípios e diretrizes norteadoras da Política de Extensão da UFU, preconizada na Resolução nº 04/2009 do Conselho Universitário.

Tem como finalidade “estimular docentes e técnicos-administrativos a desenvolverem propostas de extensão, de diferentes áreas do conhecimento, que promovam a integração entre Universidade e sociedade, no intuito de contribuir para o desenvolvimento acadêmico do discente, ampliando a função social da universidade pública e gratuita e fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento e transformação social”.

Seus principais objetivos são ampliar a participação de docentes e de técnicos da UFU na proposição e desenvolvimento de atividades de extensão indissociada com a pesquisa e ensino; contribuir para a formação de todos os envolvidos, por meio da troca de saberes e experiências entre a UFU e outros setores da sociedade; incentivar o envolvimento de discentes da UFU em ações extensionistas, mediante apoio de bolsas de extensão, contribuindo, assim, para a formação profissional e para o exercício da cidadania tanto de docentes e técnicos, quanto de discentes.

Coordenador(a): VÂNIA APARECIDA MARTINS BERNARDES

Contato: direc@proex.ufu.br

 

---

 

PIAEV - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A AÇÕES E EVENTOS DE EXTENSÃO

É um programa institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) para atendimento da comunidade UFU, cuja orientação está subsidiada pelos princípios e diretrizes norteadoras da Política de Extensão da UFU, preconizada na Resolução nº 04/2009 do Conselho Universitário.

Tem o objetivo de apoiar a realização de eventos e de ações de extensão desenvolvidas dentro de projetos ou programas de extensão, que promovam o fortalecimento da extensão, do ensino e da pesquisa, de modo indissociável, a difusão de conhecimentos acumulados ou reconhecidos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Coordenador(a): VÂNIA APARECIDA MARTINS BERNARDES

Contato: direc@proex.ufu.br

---

 

POLO UFU REDE ARTE NA ESCOLA

Polo UFU Rede Arte na Escola é um projeto desenvolvido anualmente com o objetivo de oportunizar aos professores e professoras de Arte das distintas linguagens (artes visuais; dança; música e teatro) à realização da formação continuada. Para além, desenvolve ações pontuais envolvendo os estudantes da graduação em Arte e a comunidade geral. Portanto, promove ações práticas e teóricas a partir do desenvolvimento de projetos de extensão; grupos de estudos; palestras; oficinas; minicursos; cursos; encontro de reflexões e ações no ensino de arte; eventos; orientações em projetos de arte; apoio ao centro de formação em Arte do município; ações artísticas expositivas e viagens culturais. Disponibilizando aos interessados uma biblioteca específica com midiateca, livros, materiais pedagógicos e materiais didáticos. Deste modo, é um projeto que favorece e auxilia no processo de formação e autoformação em busca da qualidade no ensino de Arte na cidade de Uberlândia.

Coordenador(a): Mara Rúbia de Almeida Colli

Contato: mara_colli@ufu.br

 

PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - PAPD

O Programa de Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência (PAPD) é um programa de extensão, desenvolvido desde 1982 pela Faculdade de Educação Física (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem por objetivo desenvolver ações com pessoas com deficiência, por meio de atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer e exercícios físicos, contribuindo no processo de reabilitação, interação social e melhoria da qualidade de vida dos participantes. No PAPD participam gratuitamente cerca de 180 pessoas com diversos tipos de deficiência e com idades que variam entre seis meses e 75 anos, preferencialmente provenientes de classes socioeconômicas menos favorecidas. O PAPD utiliza toda a infra estrutura (recursos materiais e espaço físico) da FAEFI. Os recursos humanos envolvidos são: um docente do curso de Graduação em Educação Física; aproximadamente cinquenta acadêmicos do curso de Educação Física; um técnico em assuntos educacionais e um técnico administrativo da UFU e conta com a colaboração de uma professora de Educação Física cedida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia. Este programa é de suma relevância, pois propicia à pessoa com deficiência o acesso a prática da atividade física e possibilita o desenvolvimento da tríade extensão, ensino e pesquisa. Além disso, colabora com a formação de recursos humanos para atuar na área de Educação Especial e, em específico da Educação Física Adaptada.

Coordenador(a): Solange Rodovalho Lima

Contato: rodovalho@ufu.br

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE AMIGA DA PESSOA IDOSA

O envelhecimento populacional tem se tornado uma realidade global, afetando países desenvolvidos e em esenvolvimento. A população idosa no Brasil passou de 11,8%, no ano de 2000, para 15% (211.896) em 2010. Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil. O envelhecimento tem trazido transformações que exigem ações efetivas e integradas para garantir que as políticas públicas de saúde possam garantir o envelhecimento ativo e saudável. Nesse contexto, acredita-se que as relações sociais podem promover melhores condições de saúde. O objetivo do nosso projeto é promover a integração social mediante o convívio no meio universitário além de um projeto de intervenção em saúde e educação para a pessoa idosa. A inserção de pessoas idosas no contexto acadêmico é uma das funções sociais da Universidade Pública, nesse sentido, visamos possibilitar o acesso dessa população à UFU. O projeto Universidade Amiga do Idoso (UNAI-UFU) oferece diferentes oportunidades de atividades nas áreas de saúde, exercício físico, esporte, políticas públicas, cultura, artesanato para as pessoas a partir de 50 anos. A UNAI-UFU procura promover a integração entre Universidade e Comunidade e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão mediante o envolvimento de docentes, alunos, funcionários e a população em geral com ações voltadas para o envelhecimento humano na área de geriatria e gerontologia integrada aos projetos de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, ao sistema único de saúde e o movimento de cidades amigáveis a pessoa idosa.

Coordenador(a): Karina do Valle Marques

Contato: karina@ufu.br

 

PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA

Programa Institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) que visa prestar atendimento aos usuários do SUS na perspectiva da humanização, da educação, da prevenção, da informação, do acolhimento, da ambiência e do relacionamento interpessoal, no complexo hospitalar. O Programa segue os princípios do Plano Nacional de Humanização do SUS, voltados à formação dos estudantes, futuros profissionais e trabalhadores da área de Saúde. Dentre os principais objetivos estão: promover a integração entre formação acadêmica e realidade dos serviços de saúde; promover ações de educação e prevenção que visem à melhoria da qualidade de vida; potencializar a resolutividade dos atendimentos hospitalares; acompanhar e encaminhar o corpo discente no processo de prevenção, hospitalização e reabilitação dos usuários; além de construir um campo interdisciplinar de conhecimento, em o discente tenha contato direto com a clientela e com a Instituição de Saúde, lidando com as dificuldades e desafios inerentes ao trabalho.

Coordenador(a): JULIENE CRISTINE DE OLIVEIRA

Contato: camarahumanizacao.ufu@gmail.com

 

PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

O programa multifuncional de promoção da qualidade de vida tem como objetivo manter e fomentar projetos de natureza multiprofissional focados na promoção da qualidade de vida da comunidade. Fazem pate desse programa as iniciativas nas diversas áreas da saúde, mas também dos estudos humanos e sociais.

Coordenador(a): Thiago Leite Beaini

Contato: tbeaini@ufu.br

 

 

SOMA: "Ações Transdisciplinares"

Programa de extensão com a participação aberta a docentes, discentes e técnicos lotados em quaisquer das Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino de todos os campi da UFU.

Tem a finalidade de abrigar e desenvolver propostas de ações transdisciplinares relacionadas à estruturação do cuidado somático e, assim, ao melhoramento da consciência somática.

Possui como objetivos articular-se a concepções de saúde e educação integrais, compreendendo-as na relação indissociável entre corpo, mente e cultura; desenvolver estudos e reflexões inter e transdisciplinares sobre o conhecimento abstrato e discursivo do corpo (somaestética analítica), inserindo a discussão na formação de profissionais/estudantes de diferentes cursos; dialogar com saberes e culturas corporais variadas, sobretudo disciplinas de meditação, Yoga e artes marciais, de modo a compreender diversas disciplinas voltadas ao aprimoramento do cuidado somático (somaestética pragmática); estimular e propor práticas de cuidado somático (somaestética prática) como atividades capazes de melhorar o desempenho acadêmico e da qualidade de vida de docentes e discentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professores/professoras e estudantes da educação básica, e das pessoas em geral; promover a ação social e profissional ética, responsável e saudável, valorizando as diferentes formas de inteligência, as sensibilidades e as afetividades nas relações humanas e entre os seres humanos e o mundo a sua volta.

Coordenador(a): GUILHERME AMARAL LUZ

Contato: guilhermealuz@ufu.br

 

COMITÊ GESTOR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) 

O Comitê de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia (CGODS) é uma instância interdisciplinar composta por docentes, técnicos e alunos para promoção da Agenda UFU 2030. A proposta do programa é disseminar e implementar ações de sustentabilidade na UFU por meio de eventos, formação de rede de stakeholders, criação de palataformas eletrônicas e integração dos ODS ao planejamento institucional da Universidade. Esperam-se resultados de comunicação, relatórios de diagnósticos de projetos de pesquisa e extensão da Universidade e a Agenda UFU 2030.

Coordenador(a): Luciana Oranges Cezarino

Contato: cezarino@ufu.br