Proexc em extensão: conceito arquivístico, história e cidadania

21/06/2017 - 17:38 - atualizado em 21/06/2017 - 17:38

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc UFU), através de seu Programa de Extensão, o Proext, vem tornando realidade as inúmeras ações construídas no Campus Pontal, na cidade de Ituiutaba para a promoção da igualdade racial e contra a intolerância religiosa.

No ano em que comemora 60 anos de vivência, cultura, festividades e resistência, a Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, é parceira da UFU através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as Relações Raciais e Ações Afirmativas (Nepere Facip/UFU) na realização do PROEXT “Axé Pra Quem de Axé, Saravá pra quem é de Saravá. Intolerância religiosa e Direitos Humanos: olhares sobre as práticas em religiões de matriz africana”.

O professor Dr. Cairo Katrib, o historiador Jeremias Brasileiro, e o professor Rubens Arede, estiveram na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, palco dos eventos deste Proext, proferindo palestra sobre o tema.

A Proexc com seus programas e projetos sempre oportuniza sua vocação de ser um espaço e meio de inter-relação entre a universidade e sociedade. Promovendo ações extensionista que geram valor a partir dos campi UFU, para as cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A coordenadora dos serviços da Proexc, no campus Pontal, Roneide Gonaçalves, credita que a atuação da Proexc: “tem proporcionado que as vivências de professores, técnicos e alunos da UFU possam ser compartilhadas consolidando a troca de saberes através da extensão”.

São vários os desdobramentos de atividades que acontecem em função do PROEXT. Outro de seus destaques é o “Centro de Pesquisa e Documentação e Memória do Pontal: memória, história e cidadania” (CEPDOMP), da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip UFU), que recebeu para ministração de mini-curso a Profa. Dra. Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, da Universidade Estadual de São Paulo, campus Marília, sobre “Conceitos Fundamentais para Gestão e Organização de Arquivos Permanentes”.

A abordagem central do mini-curso versou sobre a “Preservação de documentos e informações em ambiente digital”, com espaço para a apresentação de teoria arquivística, manuseio para conservação e preservação de documentos e informações, e ainda os processos de arquivos permanentes. Os exercícios práticos oferecidos durante o mini-curso foram mais um diferencial importante da atividade.