Projeto de Extensão estimula ambiente de relações internacionais

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
20/12/2017 - 18:15 - atualizado em 28/12/2017 - 15:42

“Troca de Saberes no Campo das Relações Internacionais: o Tripé Do Ensino, Pesquisa e Extensão Levado à Educação Básica”, é um projeto que tem como objetivo promover o compartilhar de conhecimento entre o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a comunidade externa - alunos e professores da Educação Básica de Uberlândia – além de inserir a extensão no currículo do curso. O projeto já foi realizado no ano de 2017 e aplicado nas seguintes escolas: Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa (Polivalente); EE Américo Rene Gianetti, EE Maria Conceição Barbosa de Souza, Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco.

Marrielle Maia Alves Ferreira, professora responsável pelo projeto e presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Relações Internacionais, conta que o “Troca de Saberes” surgiu a partir da necessidade de que os alunos de RI cumprissem 10% da carga horária em atividades de extensão. “Vislumbrei a possibilidade de um projeto que pudesse estar atrelado a uma disciplina e, assim, permitir o envolvimento da totalidade dos alunos a ela vinculados, com a comunidade”, relata.

A coordenadora explica que foram delimitados 4 macros temas, relacionados a RI, para a execução do trabalho: Combate ao terrorismo e armas nucleares no âmbito da Interpol; A controvérsia entre a Empresa Apple e a Irlanda no Tribunal Europeu que envolve o não pagamento de tributos; O sistema prisional na América Latina e A cooperação para garantir a sobrevivência do Lago do Rio Chade na União Africana. A atividade a ser desenvolvida envolve uma simulação na qual os alunos das escolas parceiras assumem o papel de diplomatas, funcionários de organizações internacionais ou ativistas para a discussão dos temas propostos no ambiente institucional escolhido.

Marrielle relata que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) tem um papel de extrema relevância. O registro das atividades é feito por meio do SIEX e, segundo a coordenadora, dá credibilidade ao projeto e permite a certificação dos participantes. “Apesar desta atividade específica não receber apoio orçamentário, a Proexc é essencial na medida em que reúne recursos e abre editais que permitem que projetos como o nosso recebam apoio”.

Os efeitos de um projeto de extensão são imensos. Nesse em questão, há o impacto sob a cidade de Uberlândia em vários sentidos. Ferreira esclarece que o projeto leva o conhecimento sobre como as relações internacionais e a política externa impactam a vida do cidadão em qualquer parte no mundo. Segundo ela, os estudantes universitários também são beneficiados uma vez que vivenciam o seu papel de cidadão e tem a oportunidade de retribuir o investimento da sociedade na sua formação. “As escolas públicas são beneficiadas com uma atividade extracurricular que promove o ensino por meio de metodologia ativa e troca de saberes”, diz.

Segundo a coordenadora, “Troca de Saberes” também contribui para que a própria missão da UFU seja cumprida. Ou seja: “Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a função de produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, e de formar cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social” (PDI, pág.17).

Na edição anterior do projeto, foram 42 alunos participantes. Para 2018, a expectativa da equipe de trabalho é de poder contribuir com a educação pública de qualidade por meio da troca de saberes entre os estudantes de graduação e estudantes do ensino público. “Temos relatos comoventes de professores que perceberam a mudança da postura de alunos que, antes da atividade, se mostravam desmotivados e descrentes sobre a possibilidade de concorrerem a uma vaga no ensino superior público”, finaliza Ferreira.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.