30 de janeiro é dia de aprender a utilizar o SEI! na Proexc

Por José Amaral Neto, coordenador do ObEXC, com Thiago Martins, chefe do setor de Editais
24/01/2018 - 08:46 - atualizado em 31/01/2018 - 09:07

O Sistema Sei é um sistema de gestão, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.

Para implantação e suporte ao sistema, foi criada uma comissão multissetorial, designada pelas Portarias R nº 690, de 07 de julho de 2016, e, 855, de 08 de agosto de 2016, publicadas no Jornal de Portarias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), edição 399, de 08 de julho de 2016, página 07, fundamentada pela Portaria R Nº 689, de 07 de julho de 2016, e que dispõe sobre a implantação e o funcionamento do processo administrativo eletrônico ou digital no âmbito da UFU.

Integram a Comissão Interna para Implantação e gestão do SEI! UFU, representantes do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), do Setor de Protocolo (SEPRO), do Setor de Arquivo Geral (SEARQ), e também, representantes de cada Pró-Reitoria da UFU e de cada hospital (veterinário odontológico e de clínicas). A referida comissão se reuni semanalmente para tratar do sistema e de seus desdobramentos.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), está representada por Thiago Martins, chefe do setor de Editais.

A implantação do SEI, ocorrida no dia 10 de agosto de 2017 teve um grande impacto sobre as atividades de rotinas administrativas realizadas pelos servidores da UFU. As tramitações passaram de papel para digital e o sistema segue uma lógica processual.

Contudo, poucos setores da Universidade trabalhavam de forma processual e com as atividades mapeadas o que gerou um verdadeiro choque na cultura de trabalho.

Para minimizar essa situação a proposta nesta didática nesta aula de formação é:

- Manuseio da Plataforma SEI;

- preenchimento de informações ao iniciar processos e gerar documentos;

- ferramentas de controle de processos;

- tramitação de processos;

- ferramentas de confecção de documentos;

- tipos documentais (quais usar e quando usar);

- confecção de memorandos;

- digitalização de documentos;

- relatórios;

- espaço da dúvidas.

Sugere-se a oportunidade aos interessados em enviarem antecipadamente suas dúvidas sobre o sistema SEI! para o e-mail editais@proex.ufu.br até o dia 26 de janeiro de 2018. Objetivando um melhor rendimento em sala.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.