Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
16/03/2018 - 15:28 - atualizado em 16/03/2018 - 15:28

Viabilizado desde 2015 pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), continua a acontecer em 2018, o projeto “Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso: o saber e o fazer compartilhados em Ituiutaba-MG”, sob coordenação da professora Luciana Karen Calábria em parceria com o professor Dr. Alexandre Rezende, ambos do Curso de Ciências Biológicas do Campus Pontal da UFU. Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Serviço Social também participam da coleta e análise dos dados, das ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde Familiares (UBSFs) e dos Grupos de Estudos que são realizados semanalmente.

A questão do idoso carece cada vez mais de visibilidade, sendo um grande desafio na área da saúde coletiva, necessitando de conhecimento sobre as especificidades da terceira idade em nosso país. Em função do processo natural do envelhecimento estar associado a alterações estruturais e funcionais, é importante uma maior atenção aos cuidados primários à saúde, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas, que têm gerado um número excessivo de incapacidades. O desafio para os profissionais de saúde é tentar minimizar os comprometimentos funcionais resultantes das várias doenças que os idosos estão propensos.

Neste sentido, o objetivo do projeto é atuar de forma interdisciplinar nas situações complexas da saúde do idoso tendo como público alvo indivíduos com idade igual ou maior a 60 anos atendidos nos Programas Saúde da Família do município de Ituiutaba-MG. Todas as ações do projeto são realizadas de forma dinâmica por interfaces específicas que busquem atender as demandas e necessidades da população idosa podendo contribuir na qualidade de vida do idoso, por meio da interdisciplinaridade e a atuação multiprofissional, preparando-o para viver de forma harmônica com as mudanças associadas ao envelhecimento e auxiliando na promoção de uma vida saudável e ativa.

Segundo Calábria, a expectativa é de que após três anos de desenvolvimento das ações, as próximas análises revelem o perfil atual da saúde do idoso na cidade de Ituiutaba e que a equipe possa diagnosticar as principais áreas em saúde que necessitam de intervenção extensionista futura. A ideia é fazer um comparativo da realidade do idoso em 2015 e agora. Ela conta que o projeto inicial, financiado pelo PEIC 2015, gerou dados que foram publicados em 4 artigos científicos e 16 resumos publicados em anais de evento.

Desde 2015 a Proexc apoia o projeto fornecendo bolsa de extensão para 2 bolsistas, além de prover todo o material gráfico educativo que foram utilizados nas ações. “Sem o apoio da Proexc seria praticamente impossível fazer as entrevistas ou mesmo visitar as UBSF com material didático adequado e de fácil compreensão”, comenta a coordenadora do projeto. Além de atuar no segmento da extensão, o projeto também abrange as áreas de pesquisa e ensino, permitindo que os estudantes envolvidos aprofundem seus conhecimentos na temática da saúde do idoso, além de desenvolverem habilidades para lidar com o público-alvo e executarem na pratica a teoria vista em sala de aula.

Calábria explica que todo o diagnóstico da saúde revelado a partir dos dados coletados, bem como após a avaliação das ações de atenção preventiva e educativa realizadas, é repassado à Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba e enviado à Secretaria Regional de Saúde de Minas Gerais, podendo impactar positivamente em melhoras na atenção primária de saúde do município.

Luciana Karen Calábria é professora na UFU - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. Cursou doutorado e mestrado em Genética e Bioquímica, com ênfase em Bioquímica; graduação - bacharel e licenciada - em Ciências Biológicas na UFU e curso técnico em Patologia Clínica e Biodiagnóstico na Escola Técnica de Saúde (Estes-UFU). Atuou como professora e pesquisadora nos cursos da área de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF/GV). Atuou como professora e pesquisadora no curso técnico em Análises Clínicas na Escola Técnica de Saúde (UFU). Tem experiência na área de Bioquímica Clínica com ênfase em doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão e obesidade), envelhecimento, produtos naturais e neurobiologia.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.