Os Negros estão aqui

31/10/2019 - 11:40 - atualizado em 18/11/2019 - 11:08

Projeto - Os Negros estão aqui

Na próxima sexta-feira (08), no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, às 20h, acontece a apresentção da projeto, "Os Negros estão aqui". A iniciativa faz parte do Programa de Ocupação Graça do Aché 2019, contemplado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult).

"Os Negros estão aqui" é uma peça teatral proposta pelo Grupo de Teatro Apoteose, que abordará o genocídio da população negra. A proposta cultural será apresentada para estudantes do horário noturno do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Lourdes de Carvalho, sob Direção de Fernando Dias de Oliveira, situada no bairro Alvorada em Uberlândia.

Sinopse da peça, "Os Negros estão aqui":

Diante de um mundo cada vez mais indiferente, o Grupo de Teatro Apoteose segue a sua principal linha de pesquisa e criação: a condição humana. Desta vez, o grupo propõe uma reflexão acerca da presença dos negros na sociedade contemporânea. Seja nos palcos ou em outros espaços onde estes são constantemente marginalizados.

No palco sem cenário, dois atores negros interpretam vítimas e algozes em diferentes situações, fazendo uso de objetos cênicos e explorando as diversas facetas de um velho problema social: o racismo. A dramaturgia será construída de forma fragmentada, inserindo as diversas representações do negro, almejando a criação de um diálogo acerca de seus corpos, sentimentos e desejos.

Direção: Rubia Bernasci e Thiago Augusto.

Dramaturgia: Thiago Augusto.

Elenco: Rubia Bernasci e Thiago Augusto.

Fotografia de Divulgação: Matheus Marques.

Operação de Som: Matheus Marques e Bárbara Morais.

Produção Executiva: Rubia Bernasci e Thiago Augusto.

Realização: Grupo de Teatro Apoteose

Sobre o Grupo de Teatro Apoteose:

O Grupo de Teatro Apoteose, nasceu em Itumbiara-GO no ano de 2008. Desde então eles encenaram os espetáculos: “Humanus” (2009), “Humanus 2” (2010), “Desumanus” (2011) e “Humanus Forever” (2012). Em novembro de 2012, parte do elenco se mudou para a cidade de Uberlândia, onde cursaram Teatro na Universidade Federal de Uberlândia. A partir disso, eles criaram os espetáculos “O Reino de Jamé” (2015), “Apaixonadamente Humanus” (2016), “Olhaí por Nós Humanus” (2017), além das cenas “Quem Nos Calará?” (2017) e “Quem Haverá de Detê-los?” (2016), vencedora de sete prêmios, incluindo: Menção Honrosa pela Relevância do Tema (Festival de Cenas Curtas do Teatro Municipal Ziembinski, Rio de Janeiro-RJ), Melhor Cena, Direção e Melhor Atriz (Fest15, Uberaba-MG) e Melhor Ator (II Sol Cenas Curtas, Araguari-MG).

Mais informações:

Data: 08/11/2019 (sexta-feira)

Local: Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Horário: às 20h

Endereço: Av. Cesário Crossara, 4187 – Bairro: Presidente Roosevelt - Uberlândia.

Como participar da ação:

Evento aberto para o público.