Revista de Educação Popular

2021: Edição Especial "A práxis educativa em uma perspectiva freireana"
Por Divulgação da Extensão
04/10/2021 - 19:20 - atualizado em 04/10/2021 - 19:20

É com imensa satisfação que apresentamos esta Edição Especial da Revista de Educação Popular (REP) em comemoração ao centenário de nascimento de Paulo Freire. As ideias e o pensamento do patrono da educação no Brasil foram/são base do que chamamos de “educação popular”, logo, intrinsicamente relacionados com a revista.

Desde sua criação, há vinte anos, a REP vem contribuindo com a socialização de saberes e com o compartilhamento de experiências e teorização sobre educação popular no âmbito da educação, da cultura e da saúde, propiciando a socialização da produção acadêmica e dos grupos e movimentos sociais, de maneira a provocara inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão da UFU e de outras instituições de ensino superior e a  inclusão  de  conhecimentos  produzidos  pela  academia  no  exame  da realidade atual pelos movimentos sociais e outras comunidades externas.

A REP não poderia se furtar às comemorações do centenário deste que é a principal referência de educação popular no país. Sob sua ótica, princípios como a emancipação humana, a participação popular, a justiça social, a autonomia dos seres tão ligados ao processo de libertação política, cultural e social, sempre pautados no saber popular. Esta Edição Especial contempla um editorial, um artigo de convidado, dezenove artigos originais, seis relatos de experiências e dois comunicados de pesquisa. Trata-se de textos que, inspirados nas obras e nas ações de Freire, abordam a práxis educativa em processos emancipatórios na formação e na profissão docente, e identificam as contribuições do educador pernambucano para ações de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino, em uma perspectiva de educação libertadora.

Esperamos que todos e todas tenham uma aprazível leitura. Paulo Freire vive! Comemoremos!

 

Clique aqui para acessar a revista