UFU realiza mais uma edição do Arte na Praça em parceria com o Festival Timbre Instrumental

A programação será transmitida pelos canais da TV Universitária e Universitária FM
Por Divulgação da Extensão
12/11/2021 - 17:06 - atualizado em 12/11/2021 - 17:10

O Arte na Praça especial Timbre Instrumental começa a ser exibido essa semana, através da TV Universitária. O Arte na Praça é um projeto da Universidade Federal de Uberlândia, realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio de sua Diretoria de Cultura.

Os programas gravados com artistas instrumentais da cidade e do país ocuparam importantes espaços na cidade de Uberlândia. O primeiro programa foi gravado no Centro Municipal de Cultura, no Teatro Nininha Rocha, um espaço que em seu nome homenageia a pianista que levou a música de Uberlândia para todo o Brasil. Alguém que, nas palavras de Nicolau Sulzbeck, “comia, bebia e dormia arte”.

Essa primeira gravação, que vai ao ar no domingo (14/11/21), conta com uma programação artística composta por grupos que surpreendem e desafiam os padrões - Satomi Trio, com cello, piano e bateria compondo um trio bem jazz, mas bem popular; Jack Will Trio, com muita África no sangue e suor na percussão; e o duo Forró Red Light, rastapé eletrônico direto de Brasília.

Sejam bem-vindos ao Programa Arte na Praça especial Festival Timbre Instrumental - 2ª Edição. E por favor, fiquem à vontade. A casa, e a cultura, são nossas.

Experimentando sons, daqui até o infinito.

Essa edição é realizada através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.

Data: 14/11/2021 (domingo) – 15:00h

Local: TV Universitária canal aberto 4.1 ou pela transmissão simultânea da 107,5FM e youtube.com/c/TVUniversitariaUFU

Atividade: Shows, entrevistas com artistas

Participantes: Satomi Trio (MG), Jack Will Trio (MG) e Forró Red Light (DF)

Mais sobre o Arte na Praça

O Arte na Praça é um dos projetos culturais mais longevos da UFU e já contou com a participação de grandes artistas de renome nacional, como Tulipa Ruiz, Jair Rodrigues, Luiz Melodia, Cátia de França e Paulo Miklos.

O projeto nasceu em 2002, com a proposta de gerar visibilidade para artistas que não tivessem espaço na mídia e mostrar ao público a arte produzida por esse grupo. Tradicionalmente, o festival acontece em locais públicos e com acesso gratuito; contudo, devido à pandemia da Covid-19, o evento precisou ser repensado. Na edição de 2021, a parceria com o Festival Timbre Instrumental surge como possiblidade de dar continuidade ao projeto.

>>> Acompanhe as ações da Diretoria de Cultura da UFU no Instagram: @dicultufu

Mais sobre o Timbre Instrumental

O Festival Timbre Instrumental acontece em Uberlândia-MG e teve sua 1ª edição em junho de 2019, surgiu com o propósito de fomentar a cena da música instrumental brasileira e para EXPERIMENTAR SONS. A primeira edição foram 8 atrações musicais com 7 shows espalhados pela cidade com apresentações em praça pública e espaços culturais. Sendo a programação composta por artistas como: Muntchako (DF), The Raulis (PE), UDI JAZZ BIG BAND (MG), Arnaldo Freitas (SP) e Fernando Sodré (MG), Orquestra Sesc de Viola (MG), Sick (MG) e Light Strucks (MG).

A segunda edição acontecerá em formato de Programa de TV, serão três programas, sempre aos domingos, nos dias 14/11, 28/11 e 12/12. Cada programa contará com três atrações, com nomes importantes da música instrumental brasileira como Nômade Orquestra (SP), Esdras Nogueira (DF), Sick (MG), Confeitaria (MG) e Forró Red Light (DF).

>>> Acompanhe as redes sociais do evento: @timbrecultural