Formação em Paracatu/MG, veja como foi!

Atividade ocorrida em 27 de abril de 2024
Cecampe Sudeste
30/04/2024 - 12:08 - atualizado em 01/05/2024 - 10:12

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, realizou mais uma formação em modalidade presencial no dia 27 de abril de 2024, desta vez no município de Paracatu.

A ação formativa foi um sucesso e contou com a participação de profissionais da educação das redes municipal e estadual da cidade.

O encontro começou com a mesa de abertura composta pela Consultora UNESCO no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Franciane Rossetto Soares, o Secretário Municipal de Educação e Tecnologia de Paracatu, Tiago de Deus Silva, e a Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Paracatu, Elizabete Moura Machado. Depois disso, a programação seguiu com uma mesa dialogada sobre o tema "Planejamento sobre a Execução do PDDE por meio da Gestão Democrática". Nesse momento, a equipe do Cecampe Sudeste UFU fez uma introdução acerca da literatura que embasa os princípios de atuação democrática do/a gestor/a escolar em relação ao Programa Dinheiro Direto na Escola e da legislação pertinente ao Programa.

No período da tarde, os cursistas foram distribuídos em turmas iniciantes (para profissionais que ainda não haviam participado de ações formativas do Cecampe Sudeste UFU) e avançados (para quem já havia participado de ações formativas do Ceampe Sudeste UFU, em sua primeira edição).

O curso foi amplamente divulgado, tanto pela secretaria de educação e tecnologia do município quanto pela superintendência regional de ensino na cidade. Cada escola recebeu o convite oficial por e-mail, além de terem sido publicados comunicados nas redes institucionais do FNDE, do Cecampe Sudeste e da UFU.  Ainda foi transmitida ao vivo edição do programa "Dedo de Prosa" pelo perfil do Cecampe Sudeste UFU no Instagram, com participação do Secretário Municipal de Educação e Tecnologia de Paracatu, Tiago de Deus Silva, que empreendeu uma conversa informal e divertida com a equipe do Cecampe Sudeste UFU sobre as expectativas em torno da formação que estava sendo planejada.

Mais uma vez, o curso “Caminhos compartilhantes com PDDE” provocou reflexões sobre a comunidade atendidas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola, buscando discutir com os cursistas de que forma a utilização dos recursos pode impactar a vida de cada comunidade e como promover ações que reverberem para além do relatório de execução orçamentária. A ideia deste curso é a de compartilhar os conhecimentos sem negar ou minimizar a cultura de cada escola e/ou comunidade escolar que alcançamos. Assim, essa ação formativa buscou viabilizar a ampliação e o aprofundamento de questões centrais relativas ao PDDE e, sobretudo, contribuir com o desenvolvimento e o sucesso das propostas e projetos subsidiados pelo Programa. Tudo isso, com uma metodologia dialógica, que contou com o apoio de recursos lúdicos, como jogos, e permitindo aos/às participantes irem delineando, durante a realização do curso, os temas em que gostaria de se aprofundar mais.

Outro aspecto importante é que a equipe do Núcleo de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico, responsável pelas ações de curadoria, o “Cecampe  Sudeste Atende”, também esteve presente nessa edição do curso, in loco, durante a formação, à disposição para, em momentos estratégicos, tirar dúvidas, individualmente, do/as gestores/as e técnicos e interessados que necessitassem de suporte específico quanto a temática de Adesão, Execução e Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias